Notícias

Semana do Pescado 2022: Siperj e Firjan estimulam aumento do consumo de peixe no estado

Semana do Pescado 2022 acontece de 1º a 15/9, com os objetivos de divulgar o consumo desse alimento e incentivar essa cadeia produtiva fluminense. A iniciativa, organizada por uma comissão estadual (que integra uma Comissão Nacional), conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Pescado do Estado do Rio (Siperj) e da Firjan. No período, restaurantes, peixarias e supermercados vão vender peixes e frutos do mar com descontos, para atrair mais consumidores.

Neste ano da 19ª edição da campanha, o setor está celebrando a realização de uma antiga reivindicação: um novo terminal pesqueiro no Rio de Janeiro. “A área do antigo estaleiro Caneco, no Caju, adquirida em um leilão pelo governo do estado, vai se transformar no Terminal Náutico Pesqueiro do Rio. Vamos poder trabalhar com peixe vindo do mar e de caminhão, além de instalar uma universidade do mar e um shopping no local. O próximo passo é o planejamento final de uso, que está sendo feito pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. O Siperj dá todo o suporte, indicou o terreno, envia informações, mas a responsabilidade é da Secretaria”, explicou Sérgio Ramalho, presidente do sindicato.

O projeto demanda investimentos e ainda não há data de conclusão. Ramalho acredita na retomada do setor, com o novo terminal pesqueiro, e está buscando apoio em fundos internacionais de investimento. Ele cita o exemplo de uma missão portuguesa que está reestruturando o setor pesqueiro no Ceará.

A receptividade dos restaurantes, peixarias e supermercados à Semana do Pescado está muito grande, segundo Ronaldo Nogueira Martins, consultor setorial de Alimentos e Bebidas da Firjan. “A proposta do setor é que a Semana do Pescado vire uma segunda Semana Santa, época de maior consumo de peixe no Brasil. Incentivamos uma alimentação mais saudável”.

Em 31/08, a iniciativa terá um apoio de peso: o Cristo Redentor vestirá a camisa da campanha. Os organizadores estão negociando a expansão da Semana para outras cidades, como as da Região dos Lagos e da Costa Verde. O Mercado São Pedro de Niterói e a Ceasa/RJ devem aplicar desconto nos produtos. Ramalho faz um convite: “Comam mais peixes. É importante fomentar o aumento do consumo de pescado no Rio. Isso precisa ser mais trabalhado, principalmente durante a infância”. Também haverá doação de pescado para comunidades mais pobres, como em 2021. O Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj) fará a doação que será processada e embalada, sem ônus, pela Frescatto, indústria associada ao Siperj.

Ele explica que, até chegar à mesa do consumidor, o pescado passa por uma gama de intermediários, o que aumenta o preço. Por isso, Ramalho acredita que o terminal pesqueiro trará redução de custo e aumento de qualidade do pescado.

Outra reivindicação envolve a questão tributária. A Firjan apresentou à Alerj estudo sobre a importância de um regime diferenciado de crédito tributário de ICMS para o setor de pesca.

Fonte: Firjan.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.