Rio pode ganhar novas linhas de barcas propostas em estudo da FIRJAN
O estado do Rio pode ganhar novas linhas hidroviárias para integrar o sistema de transporte. A Secretaria de Estado de Transportes está realizando audiências públicas para definir o modelo de edital para a licitação que vai escolher a nova operadora do serviço de barcas da Região Metropolitana. De acordo com o resultado das audiências públicas, o edital poderá prever novas ligações na Baía da Guanabara. As novas linhas em análise pelo governo foram propostas pelo Sistema FIRJAN, em 2015, no estudo “Novas linhas hidroviárias – uma alternativa para a mobilidade urbana no Rio de Janeiro”.
Podem fazer parte da licitação as novas ligações: Praça Quinze, no Centro do Rio, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Praça Quinze e São Gonçalo, no Leste Fluminense; e Praça Quinze e Galeão, na Ilha do Governador, ou Santos Dumont e Galeão. Todas as ligações tiveram a viabilidade de demanda analisada e comprovada pelo estudo do Sistema FIRJAN, que foi atualizado em fevereiro deste ano.
De acordo com a Secretaria de Transportes, o edital estabelecerá que os estudos de viabilidade econômico-financeira sejam realizados no primeiro ano de concessão. O edital deverá ser apresentado até a segunda quinzena de agosto. Caso sejam cumpridos os prazos previstos pelo governo, a licitação poderá acontecer em dezembro e a nova concessionária assumirá a gestão do serviço no início de 2018.
O estudo do Sistema FIRJAN, de fevereiro, apresenta ainda outras ligações com grande potencial como solução para a mobilidade da Região Metropolitana do Rio: Ilha do Governador, Ilha do Fundão, Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e a linha entre Araribóia e Itaipu, em Niterói.
Fonte: Sistema FIRJAN