Notícias

Período de defeso impede pesca de camarão em Angra dos Reis, RJ


Começou no dia 1º de março a paralisação temporária da pesca do camarão em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Durante três meses, a espécie será preservada para reprodução. O período é estabelecido por lei e tem objetivo de permitir que o pescado se reproduza e cresça. Quem trabalha no setor precisa buscar outras fontes de renda. "Uns biquinhos que aparecem por aí, em terra mesmo, a gente aproveita para sustentar a família", disse um pescador.


 


Durante o defeso é até possível encontrar camarões à venda, já que muitas peixarias congelam e vendem o produto conforme a procura. Neste caso, o estabelecimento precisa registrar o estoque no Ibama para não ter problemas com a fiscalização.


 


"Se por ventura alguma peixaria, uma pousada ou um restaurante for pego um estoque de camarão sem origem, ele responde da mesma forma criminalmente como quem pesca durante o defeso", disse o chefe do escritório do Ibama em Angra, Luis Felipe Bonifácio da Silva.


 


No último defeso, 16 pescadores foram presos em operações do Ibama e da Polícia Federal. Dez barcos, quase 500 quilos de camarão e dezenas de equipamentos de pesca foram apreendidos. As multas passaram de R$ 60 mil. Apesar desse trabalho, o Ibama afirma que muitos pescadores desrespeitam a lei e por isso a fiscalização vai ser intensificada.


 


"Nosso objetivo não é autuar, não é prender. Nosso objetivo é que se pare essa pesca ilegal. O pescador que se aventurar a pescar nesse período de defeso responderá criminalmente, terá seu barco apreendido. Será conduzido à Polícia Federal e autuado", disse Luis Felipe.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.