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Peixe maquiado


Em testes que realizamos com pescados, havia todo tipo de problema. Por exemplo, fabricantes que vendiam peixes mais baratos como se fossem atum ou bacalhau. Também detectamos metais pesados em merluza, pescada, atum, corvina, pintado e sardinha. Desta vez, ao levarmos ao laboratório filés congelados de polaca do Alasca – peixe com preços acessíveis, cada vez mais consumido no Brasil-, temíamos encontrar situações semelhantes. Mas, felizmente, todas as marcas testadas eram, realmente, polacas e nenhuma tinha níveis perigosos de mercúrio, cadmio e chumbo.


 


Nossa satisfação, contudo, não foi completa. Constatamos que o consumidor corre o risco de comprar menos peixe do que paga. Em uma das marcas havia 30% de gelo – a legislação permite até 20%, mas, para nós, 10% seriam ideais. Outro problema, verificado em quatro outras marcas, foi a adição à carne de tripolifosfato de sódio, que torna o peixe mais pesado. Essa substância tem até uma função na indústria de pescados congelados: manter a umidade do alimento. Porém, seu uso deveria se limitar à agua de glaciamento. Caso contrário, os ponteiros da balança registram mais do que o peso verdadeiro do peixe. Consequentemente, nos deparamos com fraudes econômicas.


 


A saúde de quem compra algumas marcas de polaca do Alasca também esta ameaçada. Ao compararmos a rotulagem e os nutrientes que constam de fato do produto, vimos que os fabricantes declararam mais gordura do que os peixes tinham – gorduras boas, como se sabe – e sódio a menos. É estranho, porque não deveria haver altos teores desse mineral, associado à hipertensão, em um alimento tão saudável. Isso está sendo acobertado.


 


Devido a esses problemas, enviamos os resultados do teste ao Ministério da Agricultura, a fim de que exerça maior controle sobre a qualidade do produto e proteja o bolso do consumidor. Também defendemos que a legislação mude, admitindo somente 10% de gelo acrescentado ao pescado. E postulamos da associação do setor que a qualidade da polaca seja melhorada, assim como a rotulagem. São mudanças indispensáveis para que o consumidor tenha, à mesa, alimento mais saudável e receba exatamente o produto adquirido, sem maquiagens no peso e prejuízo no bolso.

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