Quinze espécies saem da lista de proibição de pesca
O Ministério do Meio Ambiente decidiu tirar 15 espécies da lista de 475 que estão protegidas por meio da Portaria 445/2014. A proibição da pesca vem sendo discutida em diversos estados e a pressão, sobretudo por parte de pescadores artesanais, é forte para que a medida seja totalmente derrubada.
As 15 espécies foram divulgadas por meio de uma Portaria publicada no Diário Oficial da União no último dia 20 de abril. Nela o MMA informa que elas voltam a ficar protegidas a partir de 30 de abril de 2018.
Em entrevista ao Portal Brasil, o diretor do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do MMA, Ugo Vercillo, esclareceu que a medida é importante para a preservação das espécies.
“Considerando que algumas espécies foram identificadas como sendo passíveis de uso e que a orientação para a sua conservação remete ao uso sustentável, o ministério resolveu, então, publicar essa nova portaria que dá mais um ano para que sejam estabelecidas, de forma estruturada, as medidas para o manejo sustentável”, explica Vercillo.
Entre os peixes que saíram da lista estão pargo, acari, cascudo e o bagre branco. Confira a lista completa clicando aqui.
FONTE: Pesca & Companhia