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Criação de tilápias cresceu 223% no Brasil em 10 anos

Alta demanda, facilidade de adaptação a diferentes sistemas de produção e maior tecnificação. São fatores que contribuíram para um significativo aumento da criação de tilápias no Brasil pelo menos nos últimos dez anos. É o que aponta um levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De 2005 a 2015, a produção deu um salto de 223%  no país, de acordo com os pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura, sediada em Tocantins. No primeiro ano contemplado pelo levantamento, a produção nacional era de 67.850 toneladas, contra 219.329 toneladas alcançadas em 2015. Os dados são do Ibama e do IBGE.

A pesquisa foi baseada em sete regiões consideradas importantes para a atividade no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Em polos de produção mais tecnificados, como os do Paraná e Santa Catarina, a produtividade saltou de 30 para 50 toneladas por hectare utilizado na criação. Nesses locais, a cultura se baseia nos chamados viveiros de terra, onde houve um massivo aumento no uso de tecnologia.

Conforme o levantamento, a rentabilidade da tilapicultura – o negócio é considerado viável para pequenos e grandes produtores – serviu de estímulo para os investimentos em aquisição de equipamentos e ferramentas de manejo mais eficiente da produção. A margem do criador pode variar entre 10% e 20%, informam os pesquisadores da Embrapa.

Outro fator que ajudou a cultura foi a regulamentação do uso de águas públicas para a criação de peixes. A criação da tilápia responde por 90% das solicitações de áreas aquícolas no Brasil. Nesse modelo, piscicultores podem iniciar as criações em áreas de lagos e reservatórios de hidrelétricas, por exemplo, sem precisar da posse do local.

Além disso, o peixe tem encontrado uma aceitação cada vez maior no mercado consumidor doméstico. E, sendo um dos mais comercializados do mundo, a tilápia agrega ao Brasil um potencial exportador do produto, avaliam os pesquisadores.

“Associado a esses fatores, está o preço competitivo que faz da tilápia concorrente poderoso entre os pescados. Após liderar o mercado de filés, a espécie agora entra em nicho antes exclusivo de peixes nativos: o consumo de peixes inteiros”, diz o comunicado da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Ainda de acordo com a empresa, os dados da pesquisa ficarão à disposição do setor. Além de publicações, a Embrapa Aquicultura e Pesca prepara para o final do mês de junho um seminário para discutir as demandas da tilapicultura no Brasil.

FONTE: Globo Rural

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