Ministério libera matança de peixes vulneráveis em 2018
O Ministério do Meio Ambiente não suportou a pressão e decidiu, a partir de 15 de junho de 2018, tirar da lista das 475 espécies de peixes protegidas as que são classificadas como “vulneráveis” (VU).
Isto implica na liberação da pesca de espécies como lambari, raia-manta, pirapitinga, garoupa, garoupa-verdadeira, badejo-amarelo, cherne e caranha. A decisão assinada pelo ministro suplemente, Marcelo Cruz, foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira, 19.
Desde que passou a valer a Portaria 445 vem sendo pressionada por diversos representantes de estados com vocação para a pesca comercial. Até mesmo o Ministério Público do Espírito Santo entrou em cena, pedindo a imediata revogação da lista de espécies, pelo fato dela incluir espécies de interesse dos capixabas como o badejo.
Concluída em 2014, a Portaria foi feita após cinco anos de estudos coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), envolvendo cerca de 1.400 cientistas e 200 instituições de pesquisa.
Fonte: Pesca & Companhia